TANGARÁ: INICIA A CAMPANHA ELEITORAL 2024!
Finalizado o processo eleitoral de 2022, onde aqui em nosso Estado foram eleitos 24 deputados estadual, 08 deputados federal, 01 senador da república, vice-governador e governador, além de auxiliar o Brasil na escolha de Presidente da República, agora se inicia o processo da campanha eleitoral 2024, visando às eleições dos 167 município do Rio Grande do Norte. Muitos dizem: TOMARA QUE ACABE LOGO ESSA ELEIÇÃO! Mau sabendo que igual ao sangue, a política corre também nas veias dos brasileiros, sem falar que a política ela é muito dinâmica.
Nos municípios onde os prefeitos podem concorrer à reeleição, a oposição inicia hoje o processo de fortalecimento, de estratégias e articulações, para derrotar o prefeito, esse, que vai iniciar o fortalecimento do seu grupo, as ações e as visitações, para ter uma candidatura favorável e se manter no poder. Já em municípios onde seus prefeitos não concorrem à reeleição, inicia hoje as articulações de um lado (oposição) para chegar ao poder, e do outro lado (situação), para fazer o seu sucessor.
Acompanhando atentamente à política da região do Trairí, área territorial do Estado onde tenho profundo conhecimento do campo político, avalio agora a situação do município de Tangará/RN:
* TANGARÁ: Apesar de ter quebrado a barreira de se ter prefeito dos Alves ou dos Bezerras, o atual prefeito médico Airton Bezerra, que apesar desse sobrenome não ser parte integrante da tradicional família Bezerra de Tangará, talvez por questão da sua idade, saúde agrigilizada diante de suas limitações físicas, ou quem sabe finalmente querendo gozar da sua merecida aposentadoria, não vem mostrando nenhum interesse em concorrer à reeleição, dando a entender que apoiará uma outra candidatura.
* Empresários Erociano Feliciano e Ewerton Thiago (pai e filho):
Mostraram mais uma vez às suas representatividades e forças política dentro do município, proporcionando uma boa votação ao seu candidato a Deputado Estadual, Ezequiel Ferreira, o terceiro mais votado na cidade, obtendo 932 votos. No tocante a Deputado Federal, o seu candidato, o ex-governador Robinson Farias obteve 1.224 votos, más também teve o apoio do atual prefeito, doutor Airton Bezerra. Ingressaram na política tangaraense desde 2004, e de lá para cá, não perderam uma campanha municipal e fez seus vereadores nas 05 campanhas que participaram, inclusive, fazendo à presidência da Cãmara municipal na maioria das vezes.
*Família Alves:
Proporcionou às maiores votações dentro do município aos seus candidatos a deputado estadual e federal, supostamente, dando à entender que hoje seria o mais forte grupo político dentro do município, más em campanha a nível municipal mostra muita fragilidade, pois o seu líder maior, ex-prefeito GIJA ALVES, não pode ser candidato devido os inúmeros processos por roubar dinheiro público. O seu filho, hoje vereador Alcimar Germano, apesar de ter um bom números de eleitores e amigos, tem uma longa batalha judicial para enfrentar, pois em seu único mandato de prefeito, conseguiu adquirir inúmeros processos por desvios de recursos públicos, improbidade administrativa e outros mais, alguns até já condenado (em grau de recursos), que pode o deixar fora de combate em 2024.
O seu irmão, Augusto Alves (Manteiguinha), mais fraco que caldo de xuxú, não consegue decolar e é visto como Persona Nom Grata, pela maioria da população tangaraense, tendo em vista à sua arrogância e prepotencia, fatores cruciais para conquista de novos eleitores. Outro nome que circulou, recentemente, seria do ex-prefeito de Campo Redondo, Alessandru Alves, que obteve à maior votação dentro do município para Deputado Federal, infelizmente vem enfrentando problemas de saúde, que queira DEUS, consiga superar e que tenha longos anos de vida, más que o faça repensar e se afastar do campo político, ao menos, como candidato.
* Família Bezerra:
Tradicional na política tangaraense e do Estado, que iniciou com o Major Theodorico Bezerra, depois passando por doutor Kléber Bezerra, vindo também Theodorico Bezerra Neto a ser prefeito (único mandato), tendo a passagem de Lilico Bezerra no legislativo municipal, e tendo Jorginho Bezerra, o único a exercer três mandatos de prefeito naquela cidade, como o principal candidato do grupo, apoiado pelo seu irmão Carlos Theodorico Bezerra (Cacá Bezerra), um exímio articulador político e que desfruta de uma grande credibilidade junto à sociedade tangaraense, qu por ventura se algum motivo tirar Jorginho Bezerra do processo eleitoral, é um nome em alta para ser candidato.
Esse grupo, diferente do Grupo dos Chateadões e Chorões que foram expulsos da gestão com um belo e gostoso chute nas bundas, faz parte da verdadeira oposição ao prefeito Airton Bezerra, que de forma moderada, sensata e inteligente, vem fazendo o papel de opositor, más com muita responsabilidade, sem ataques ou estardalhaços espalhafatosos, mostrando que tem compustura e postura de uma política democrática e construtiva.
* Nêga Borges (Luciana Araújo):
Sem nenhum vínculo, até o momento, residencial no município, sem nenhum projeto ou atuação política no município até o início deste ano de 2022, sendo conhecida na cidade por ser secretária de assistência social e primeira-dama do vizinho município de São José do Campestre, distante apenas 16 quilometros de Tangará, não esconde o seu anseio de ingressar no campo político tangaraense, onde este ano desenvolveu inúmeras ações, dentre elas no corte de terras e no combate à fome que diversas famílias enfrentaram no período da pandemia do Covid-19, apresentou de forma isolada, sem apoios de lideranças políticas ou vereadores, às candidaturas de Hermano Morais para Deputado Estadual e Beto Rosado para Deputado Federal, proporcionando aos dois o exato número de 771 votos para cada, ao final, sendo avaliado de forma muito positiva e se mostrando com um forte potencial para 2024.
Que soem os tambores, que somprem as cornetas, hoje inicia uma nova campanha eleitoral (2024), que começem as articulações, reuniões, conchavos e às mudanças de opiniões e posições, e que no final, prevaleça a democracia e que vença o melhor! Amanhã farei à avaliação da atual situação política do Município de São Bento do Trairí/RN, posteriormente, há cada dia, fazendo de um município diferente.
Comentários
Postar um comentário